5 Dicas Para Ajudar Quem Está Querendo Economizar Dinheiro Durante o Ano

Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros não sabe e não conseguem  economizar dinheiro, lidar bem com dinheiro quando o assunto é o orçamento pessoal e o planejamento financeiro de modo geral.

A realidade é que mesmo para quem sabe lidar com dinheiro, economizá-lo hoje em dia não é tarefa das mais fáceis.

Por isso, vamos listar aqui 5 dicas para ajudar quem está querendo economizar dinheiro, mas não sabe bem o que fazer.

 

1. Defina objetivos claros

 

Antes de pensar em como economizar dinheiro você deve pensar no por quê economizar dinheiro durante o ano?

 

Isso pode parecer besteira, mas a verdade é que muita gente pensa em economizar sem ter um objetivo para isso. O que acaba levando a uma desistência no meio do processo.

 

Ter um objetivo é importante para não desanimar. E manter esse objetivo sempre em mente é fundamental para o sucesso quando o tema é economizar dinheiro.

 

2. Cupons de desconto

 

Embora no Brasil ainda não seja uma prática comum, em outros países as pessoas estão mais que acostumadas a lidar com cupons de desconto.

 

Por aqui, ainda são poucas as empresas que oferecem esses cupons.

 

Mas o que você pode fazer por aqui é ficar de olho nos sites de desconto, pois já que você precisa fazer uma determinada viagem ou comprar determinado produto, por que não usar sites de compras coletivas ou de desconto para pagar menos por isso?

 

3. Investimentos em um banco, conta corrente em outro

 

Uma dica que pode não ser muito bem vista por alguns especialistas, mas que pode fazer toda a diferença para quem tem dificuldades em economizar dinheiro, é ter um banco diferente para sua conta corrente e outro para seus investimentos.

 

Óbvio que a primeira preocupação aqui é pagar taxas duas vezes por usar dois bancos. Não se preocupe com isso, basta pesquisar bem e manter um bom relacionamento com o seu gerente (no caso, gerentes).

 

A maior vantagem em ter duas contas separadas é conseguir se controlar por dificultar o acesso ao dinheiro. Uma vez que ter seus investimentos no mesmo banco em que tem sua conta corrente facilita tudo, estando o acesso ao dinheiro investido a um simples telefonema de distância.

 

4. Trabalhe por anos sem aumento de salário

 

Calma, não precisa ficar nervoso!

 

Não estou dizendo aqui para que ninguém fique trabalhando sem buscar aumento de salário. O que eu quero que você faça aqui é que, sempre que receber um aumento de salário, continue vivendo como se esse aumento não existisse.

 

Pegue o valor correspondente a essa diferença de salário (seu salário atual para o aumento) e invista.

 

Pode parecer difícil, mas é um exercício muito estimulante, além de ajudá-lo a economizar bastante ao médio e longo prazo.

 

5. Depósitos automáticos

 

Essa é uma dica incrivelmente simples, mas muito eficiente para quem quer economizar dinheiro, mas tem dificuldade em conseguir isso.

 

Se você recebe seu salário ou ganhos como freelancer em sua conta bancária, procure seu gerente e programe para que parte de seus rendimentos sejam transferidos automaticamente para algum tipo de investimento, nem que seja a caderneta de poupança.

 

O ideal aqui é que seja um investimento em que você perca dinheiro se tentar tirar o dinheiro antes da data pretendida para os rendimentos, assim você vai pensar duas vezes antes de mexer nesse dinheiro.

 

Estão aí, 5 dicas para ajudar quem está querendo economizar dinheiro e não sabe por onde começar.

Eu escrevi um post sobre uma das maiores tendencias de 2017 que é Marketing Digital: Saiba as tendências para 2017

Espero ter ajudado até o próximo post

Comments

comments

Rodrigo

Website: