Dicas e Segredos para Criar uma Fan Page de Sucesso

Muito se tem falado na importância das redes sociais para o branding de uma marca ou personalidade. Estar presente e se posicionar de maneira correta é abrir um canal de comunicação com o público-alvo.

Além de transmitir a mensagem, a empresa ou figura pública tem retorno imediato das suas ações. Justamente por ser um veículo de mão dupla, no qual a troca de informações é constante, é necessário que tudo que envolve o ingresso em uma rede social seja pensado estrategicamente.

Hoje em dia, a maior rede de todas, o Facebook se tornou o queridinho das marcas por seu alcance e diversos recursos. Porém, criar uma fan page vai além de um simples cadastro, exigindo planejamento do público que se pretende atingir, conteúdo a ser compartilhado e os objetivos de negócio que se pretende alcançar com sua presença nesta rede específica.

Ter uma fan page de sucesso depende de vários fatores. Por isso apresentaremos exemplos práticos neste artigo, para você entender como trabalhar cada uma das técnicas aplicáveis ao Facebook, além de fatores essenciais, como o uso da inovação e criatividade.

Reforce a identidade visual e crie padrões estéticos

Identidade visual é o padrão estabelecido por cores e formas que representam sua marca. Ela deve ser forte o bastante para ser reconhecida mesmo que não contenha o nome da fan page. Construir essa identidade visual leva tempo, mas uma vez estabelecida, é importante que seja reforçada a cada ação de marketing.

No Facebook  sua marca deve seguir um padrão de imagem que harmonize e, ao mesmo tempo, dê força ao seu logotipo. O primeiro passo é definir a imagem do perfil e da capa, uma combinando e complementando a outra. Além das imagens de capa e perfil, que por mais que sejam alteradas de tempos em tempos, são mais estáticas, todas as imagens publicadas na página devem seguir um padrão.

Esses padrões são estabelecidos por intermédio do planejamento estratégico, e de acordo com a reação dos fãs, podem ser alterados até chegar a modelos ideais. Esses padrões ajudam na identificação da marca, tornando as publicações familiares e reconhecíveis aos olhos dos usuários.

Ninguém gosta de ser bombardeado com ofertas de produtos, de forma agressiva. Por isso, outros tipos de publicações devem ser abordadas. Para que a fan page seja leve, informativa e divertida, o segredo é diversificar o conteúdo, embora sempre seguindo o padrão estabelecido no estudo estratégico.

Dicas e Segredos para Criar uma Fan Page de Sucesso

Planeje os seus conteúdos

Ao trabalhar o conteúdo é importante ter um planejamento diário, semanal e mensal. As publicações devem variar de acordo com o público-alvo, e nessa hora ser criativo é essencial para oferecer conteúdo que desperte interesse dos internautas e que também seja de utilidade pública. Por exemplo: o fato de uma marca que vende produtos de determinado segmento não quer dizer que só tenha que falar sobre esse assunto.

Muito mais que produtos, as fan pages devem oferecer bem estar, satisfação e informação relevante para seu público. Por isso essa premissa também deve ser explorada no Facebook. Os fãs de uma página estão interessados em dicas, curiosidades, mensagens agradáveis e alertas importantes. Isso deve ser trabalhado em cada postagem, claro, sempre respeitando o segmento de atuação da marca.

Ofereça conteúdo exclusivo e dê atenção aos seus fãs

É necessário que você divulgue conteúdo relevante para suas personas, ou seja, seu público potencial, parar gerar valor e aumentar o engajamento da marca. Essa técnica é chamada de marketing de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing. As publicações precisam ser periódicas e os temas abordados devem ser focados no que os clientes desejam saber, entender e/ou comprar.

As redes sociais devem ser utilizadas em conjunto com a sua estratégia de marketing de conteúdo, já que são essenciais nas fases do funil de atração e conversão. Por isso, é importante replicar os artigos publicados no seu blog para otimizar o tráfego e as suas páginas de conversão. É claro que depois de oferecer um conteúdo de qualidade você precisa fidelizar o seu potencial cliente. Responda sempre aos comentários e as mensagens privadas.

Inove o seu negócio e crie um fanpage!

Não só a inovação como outros “ingredientes” são necessários para todos os negócios que querem sobreviver a crise, pensando nisso eu escrevi esse post  Como Superar a Crise – Na Crise crie e se desafie, saiba como superar a crise

Aproveite essas dicas e comece agora mesmo a criar a sua Fan Page e alavanque o seu negócio!

Abraços

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Rodrigo

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