Dicas para Trabalhar no Instagram e Encontrar as Melhores Hashtags e Ganhar Curtidas

Embora muitas pessoas ainda não saibam (ou não procuram saber mais a respeito), as hashtags que você utiliza no Instagram são responsáveis por basicamente 80% (ou mais) da quantidade de pessoas que você atrai para suas publicações.

E algo chocante em relação a isso é que quase que 90% das pessoas não sabem como utilizar as hashtags para Instagram corretamente.

Isso mesmo que você leu. Provavelmente você também comete esse erro.

Mas os dias de trabalho errado no seu Instagram estão acabados.

Até o final desse artigo, você vai descobrir como encontrar as principais hashtags do Instagram para o seu negócio específico. Vamos lá?

Como Funciona e Como Usar as Hashtag do Instagram Corretamente?

Ao contrário do Google, Facebook ou qualquer outra rede social, no Instagram você não têm um campo de busca onde pode procurar por coisas específicas relacionadas ao seu interesse.

Como por exemplo, no google, você pode pesquisar: “Quero aprender como jogar video game melhor”.

Nesse caso, a melhor maneira de fazer com que as pessoas encontrem aquilo que buscam, é utilizando as famosas hashtags do Instagram.

Para você tem uma ideia de como elas funcionam (caso você não saiba), siga os passos da imagem abaixo:

Como Encontrar as Melhores Hashtags para Instagram

Nesse campo chamado “Marcações”, você vai encontrar todas as hashtags que derivam daquela que você selecionou.

Nesse meu caso, utilizei a palavra Marketing (apareceu a hashtag exata com 2.688.519 publicações) e algumas variações menores, como marketingdigital, marketingiklan, marketingonline, etc.

Através desse campo de busca, você consegue colocar palavras-chave que são específicas ao seu negócio e que podem gerar algumas variações interessantes para que você utilize.

Vou pegar um exemplo.

Vamos supor que eu tenha uma loja que vende doces e um dos meus principais produtos sejam os chocolates e os seus variados.

Obviamente eu iria utilizar a palavra-chave “chocolate” no campo de busca e ver as variações que o Instagram me dá.

Eu poderia utilizar outros termos como: bombom, barra de chocolate, trufa, etc.

Essas são as melhores hashtags para você utilizar em seu negócio?

A resposta para isso é não. Lembra que eu havia comentado com você que 90% das pessoas NÃO SABEM como utilizar as hashtags de maneira estratégica?

Pois é, é aqui que entra o segredo.

Se eu sou um esteticista e coloco dicas de estética e beleza no meu perfil, quais hashtags eu automaticamente iria utilizar nas publicações: “estética, esteticista, beleza, etc”.

O grande erro é que as pessoas utilizam as hashtgs sem nem ao menos entender o porque, apenas colocam alguma coisa e pronto, acham que é o melhor.

Se você analisar as hashtags utilizadas no exemplo acima, verá que todas elas são utilizadas apenas por outros esteticistas e profissionais do ramo de beleza.

Ou seja, elas acabariam sendo totalmente ineficazes para atração de novos seguidores (e possíveis compradores).

Se você quiser fazer sua comunicação apenas para outros profissionais (business 2[to] business), você está no caminho certo.

Mas se o seu objetivo é atrair clientes finais, aqueles clientes que vão comprar de você, então você precisa descobrir a melhor maneira de encontrá-los.

E eu vou te ensinar agora.

Como Encontrar as Melhores Hashtags para Instagram que Funcionem para o seu Negócio (Independente de qual seja)

Os benefícios de utilizar as hashtags corretas no Instagram são vários (como encontrar seu público-alvo, chamar atenção deles, aumentar a base de seguidores) mas a principal na visão dos meus clientes sempre é o aumento de curtidas que essas fotos recebem.

Olhe na foto abaixo, por exemplo, a diferença de foto com hashtags alheias e uma foto com hashtags estratégicas para o público-alvo é capaz de gerar.

Nós fizemos uma análise de hashtags para ela e enviamos. Após o uso contínuo, suas curtidas aumentaram muito.

Como Encontrar as Melhores Hashtags para Instagram

Três Maneiras de Encontrar as Melhores Hashtag para Fotos no Instagram

Analisando Concorrentes:

Sempre quando eu não sei por onde começar a analisar um cliente novo (quando ele vêm de um mercado que eu nunca trabalhei ou trabalhei bem pouco), eu fico imaginando:

Por onde começar a encontrar  as hashtags ideais?“.

A resposta para isso é bem simples: veja o que seus principais concorrentes estão fazendo.

Para fazer isso é bem simples, vá até o campo de busca do google e procure pelo termo: “profissão + cidade + inurl:instagram.com“. Vide exemplo na imagem abaixo.

 

Utilizando a pesquisa acima, você está encontrando lojas de games, na cidade de campinas que se encaixem dentro do link “instagram.com“.

Ou seja, essas pessoas necessariamente devem possuir um perfil no Instagram. Fica fácil né?

Com os resultados, basta você ir analisando cada publicação que esses profissionais fazem, ir anotando todas as hashtags em uma planilha.

Depois analisar no campo de “hashtags” lá no Instagram, quais delas possuem mais publicações e remetem ao seu público-alvo.

Analisando seus Atuais Seguidores:

Se você já têm uma base atual de seguidores, é importante que você dê valor a eles. Eles podem ser uma ótima fonte para encontrar algumas hashtags para o seu negócio.

Por exemplo, para um cliente meu que trabalhava no mercado de fitness, eu não sabia muito bem como trabalhar e estava com um pouco de dificuldade no início.

Comecei a analisar os seus seguidores mais engajados (aqueles que sempre comentam, curtem as fotos, etc) e vi algumas hashtags interessantes.

Nesse exemplo, me lembro de algumas hashtags, como: esmagaquecresce, ficargrande, 30tododia, hipertrofia, hipertrofiafeminina, etc.

Com certeza essas eram as melhores hashtags que eu poderia ter encontrado para o trabalho no perfil dele – e todas vieram de uma análise em seus seguidores.

Portanto, está na dúvida de quais hashtags utilizar?

Faça o mesmo.

Analise seus principais seguidores e vá anotando as hashtags deles, se você ver que existe um padrão e uma semelhança com o que você oferece em seu perfil (sempre deve ter semelhança e ser próximo, caso contrário não adiantará nada), comece a utilizá-las.

Mas lembre-se de analisar se as hashtags são realmente utilizadas por uma grande quantidade de pessoas.

Analisar as Principais Dúvidas que você ouve no dia a dia:

Uma ótima maneira de encontrar algumas boas hashtags para você publicar, é analisar aquelas dúvidas mais recorrentes na sua vida profissional ou então, analisar o grande desejo dos seus clientes.

Por exemplo, sempre que alguém chega em um dentista, ele quer um “sorriso lindo, sorriso perfeito, sorriso bonito”.

Correto?

Viu como essas expressões formam algumas ótimas hashtags? E isso porque eu não sou dentista e pensei nisso em apenas 10 segundos. Vá pensando nessas coisas e anotando em uma listinha.

O segundo passo, é verificar se existe busca dentro do Instagram. Veja a imagem abaixo:

Nesse caso, para “sorrisoperfeito” existem 50.309 publicações.

O número de publicações é atrativo mas existe uma segunda coisa a ser feita.

Você precisa clicar na hashtag e ver se essas publicações são feitas por pessoas que representam seu público-alvo e também se essas publicações são recentes.

Em alguns casos, pode ser uma hashtag que não é mais utilizada.

Se a hashtag passar nesses critérios, pronto, você definiu uma boa hashtag para o seu negócio. Você pode utilizar até 20 hashtags por publicação.

Conclusão

Existem diversas maneiras de encontrar as principais hashtags do Instagram para o seu negócio. Você só precisa escolher um dos métodos acima e executá-lo.

Tenho certeza que você achará boas hashtags.

A força das redes sócias me fizeram escrever 2 post, com  52 dicas: Como Promover o Seu Negócio no Instagram e outro é Como Gerar Tráfego Constante do Facebook Para o Seu Blog

Instagram e Facebook são duas ferramentas que você uma vez bem usadas só tem a acrescentar ao seu negócio.

Me diga nos comentários, você ainda utilizava as hashtags erradas? Que boas hashtags você encontrou aplicando essas técnicas ensinadas aqui?

 

 

 

 

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Rodrigo

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